terça-feira, 25 de agosto de 2015

Clube para conversar de vinho ou uma desculpa para conversar

Eu falo. Você parece me escutar, atento, olhando nos meus olhos, contar os detalhes da minha última viagem. E pausando a fala, numa pontuação necessária, inspiro. Você, rápido como um lagarto, enquanto expiro, inicia um assunto que não consigo engatar com nada do que disse. Logo agora que ia começar a contar a melhor parte da viagem! Por alguns instantes fico perdida e não presto atenção no que fala. Mas logo me ponho de prontidão. No primeiro segundo de pausa, faço como você e entro em cena com o resto da minha estória. 

Já presenciei este tipo de "conversa" em muitas ocasiões: as pessoas querem falar e não se importam muito se a conversa flui, se os assuntos encadeiam-se. Parece um festival de teatro, com encenações de monólogos, às vezes simultâneas, onde todos são artistas, mas ninguém é público.


Nessas horas, imagino um assunto que desperte o interesse de todos, não só para encadearem suas falas, mas para fazê-los ouvir as falas alheias, para concordarem, discordarem. Para viabilizar a tal da comunicação, essencial numa conversa. E acho que o vinho pode ser o mote para essa boa conversa - qualquer assunto pode resultar numa boa conversa.

Minha proposta para que essa conversa aconteça é simples: junte quem sabe um pouco, muito ou nada de vinho, cada qual com sua taça, para que o vinho lubrifique o cérebro dos presentes, e assim facilitar o fluxo de conhecimentos, desconhecimentos, curiosidades e tudo o mais que a língua pinçar da mente. Nessas condições, para quebrar o gelo, conte uma estorinha em que o vinho seja protagonista ou coadjuvante. Em seguida, com os cérebros lubrificados pelo vinho, cada qual deixa fluir questões relacionadas aos temas apresentados, com toda a liberdade que cada mente puder proporcionar. A partir dos temas lançados, cada qual escolhe sobre o que falar, buscando encadear sua fala com o que vai sendo dito pelos presentes. Ouvindo e falando. Como numa conversa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário